segunda-feira, 8 de junho de 2009

Práticas Ambientais Cambará

Ao longo destes anos que a empresa está no mercado, foram adotadas algumas práticas ambientais como:

• Separação e reciclagem do lixo produzido;
• Compostagem do lixo orgânico em local adequado;
• Utilização de adubos orgânico na propriedade e cultivo agroecológico;
• Estação de Tratamento de Efluentes;
• Cisterna para armazenamento da água de chuva;
• Implantação de viveiro de mudas nativas;
• Limpeza e purificação de açude para a prática de piscicultura e banho;
• Construções que utilizam materiais de construções reaproveitáveis.


A ideia é motivar o hóspede a participar voluntariamente e comprometer -se com a redução de consumo de água, energia e outros produtos. Por meio de informação e educação o hóspede ganha em qualidade de vida. Para empresa o ganho se dá na minimização dos custos, desperdícios, redução, reciclagem, reutilização e racionalização de processos. Com essa troca é possível assegurar a sustentabilidade da indústria do turismo na região.

Ações Efetivas Pela Sustentabilidade


Boas práticas de empresas comprometidas com o futuro devem - e precisam - ser divulgadas. E a difusão deste conhecimento é o que envolverá cada vez mais cidadãos e empresas na busca por um futuro melhor.
A urgência de trazer os princípios de sustentabilidade para os negócios colocou as empresas diante de novos desafios. Precisamos entender cada vez mais a amplitude desse tema e criar mecanismos para incorporar no dia-a-dia um novo jeito de fazer as coisas, no qual não só a empresa saia ganhando, mas também os clientes, fornecedores, sociedade e meio ambiente.
Aqui na Pousada Rural Cambará aplicamos algumas dessas ações e convidamos todos a praticar a sustentabilidade no seu dia-dia também:

1. Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex estão adequados às normas de proteção ao meio ambiente. Lembre-se: prefira abastecer com etanol.

2. Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto. Ande mais em transporte coletivo ou reabilite sua magrela.

3. Compartilhe seu carro. “Pratique a carona solidária e diminua a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente”.

4. Carro requer manutenção, não tem jeito. Faça uma regulagem periódica, sempre que possível. Troque o óleo nos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar.

5. Que tal lavar o carro a seco? Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a tradicional, que consome centenas de litros do precioso líquido. Pense também em lavar menos seu carro.

6. Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.

7. Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: isso não custa nada.

8. Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês.

9. Mude sua geladeira e seu freezer de lugar. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura.

10. Idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.

11. Ventiladores de teto consumem muito menos energia que os aparelhos de ar condicionado. Tudo bem, você prefere o ar condicionado. Então, ao menos use-o racionalmente, com portas e janelas fechadas e os filtros regularmente limpos.

12. Não usar a mangueira de água para varrer a calçada, a chamada “vassourinha hidráulica”. Em 15 minutos, 280 litros de água escorrem para o ralo inutilmente. Espante a preguiça, pegue a vassoura, junte a sujeira, recolha com a pá e só depois enxágüe o chão.

13. Fique de olho em vazamentos nos encanamentos e não deixe torneiras pingando inutilmente. É economia líquida e certa de água e de dinheiro.

14. Pense com carinho na possibilidade de colocar acumuladores de energia solar e de coleta de água das chuvas em sua casa. Novos prédios já estão tomando essas medidas. Pode ser um bom investimento para você. E um alívio para o planeta.

15. Muito luxo produz muito lixo. Pense antes de sair comprando tudo o que aparecer. Com essa atitude você faz a diferença, combatendo o desperdício, diminuindo a montanha de embalagens descartadas e, de quebra, espantando as dívidas.

16. Leve o campo para dentro de sua casa em plena cidade grande: cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.

17. Restos de alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Parece incrível, mas espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.

18. Prefira consumir produtos locais e da estação. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, por isso, a emissão de carbono e de poluição é mínima. Saiba que a última moda nos melhores restaurantes da Itália é o “cardápio 0 km”. eles servem apenas pratos feitos com ingredientes provenientes de produtores da vizinhança.

19. Despreze os produtos descartáveis. Escolha os feitos para serem duráveis, como era nos tempos de nossos avós. Tenha a certeza de que com essa simples atitude você estará dando o pontapé inicial para diminuir a quantidade de lixo que a humanidade produz.

20. Pare e pense bem antes de descartar todos aqueles objetos que já não interessam mais a você. Que tal doá-los a alguma entidade assistencial? Esse material que está apenas ocupando espaço em sua casa certamente será útil para muita gente.

21. Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Separe o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.

22. Não jogue pilhas e baterias de celular velhas no lixo. Elas contêm substâncias tóxicas que contaminam o solo e os lençóis freáticos. Separe todas elas e procure um posto de coleta perto da sua casa. Aproveite para diminuir o consumo de pilhas descartáveis com o uso de pilhas recarregáveis.

23. “Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.

24. Procure saber a procedência dos produtos que você consome. Fuja de produtos de empresas com referências suspeitas. Adote o costume de ler as embalagens e ligar para o serviço de atendimento ao cliente quando tiver alguma dúvida sobre o produto.

25. Lute para que a companhia onde você trabalha adote atitudes mais sustentáveis. Pressione para que a direção da empresa tome medidas de economia de energia elétrica, água e materiais de consumo. Bem, se você não conseguir mudar nada, pense seriamente em mudar de emprego. Afinal de contas, você não precisa de chefe para ser bom cidadão.

26. Desabilite seu screen saver cheio de efeitos especiais. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Configure sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

27. Se tiver chance, prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.

28. Prefira o papel ecoeficiente ou o reciclado. A produção do ecoeficiente usa os recursos da natureza de maneira racional. Tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com a aparência que todos conhecem, enfrenta processo de branqueamento. O papel ecoeficiente é feito de fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente.

29. Já reparou na quantidade de copos de plástico jogados no lixo no fim do expediente? Mude isso: traga de casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água. Você ditará moda entre os colegas.

30 Coloque nos seus planos trocar seu monitor comum por um de LCD. Eles são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos.

31. Imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel. Tá certo, essa é uma daquelas dicas que você conhece bem. Mas a está colocando em prática?

32. Não troque seu celular por puro impulso. Se não resistir à tentação de comprar aquele modelo que só falta falar, ao menos deixe o seu modelo antigo na revendedora para reciclagem.

33. Esqueça-se do elevador e use mais a escada se tiver de subir ou descer um ou dois andares. Afinal, além da economia de energia elétrica, tanto esforço pode resultar em um corpinho mais saudável.

34. Exerça a cidadania. A internet e o telefone são bons canais de comunicação com representantes de sua cidade, seu estado ou país. Mobilize-se e certifique-se de que seus interesses e os da comunidade sejam atendidos.

35. Plante uma árvore. Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para aves.

36. Participe de sua comunidade, seja voluntário de uma instituição próxima da sua casa ou do trabalho. Doe um pouquinho do seu tempo para quem precisa.

37. Conscientize seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.

38. Convença aquele amigo, parente ou vizinho mais cético de que as atitudes aqui sugeridas podem ajudar a mudar o mundo para melhor. Se você é o cético, comece a convencer-se disso. Afinal, alguém tem de fazer alguma coisa para reverter esse jogo a favor da sustentabilidade.

39. Fuja da alienação e influencie pessoas. Estar sempre bem informado também é um bom exemplo de atitude cidadã. Procure ler mais para ficar atualizado nos assuntos de interesse geral como política, economia, meio ambiente .e sustentabilidade.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Regras Básicas para Iniciar um Jardim


Antes de qualquer coisa é preciso revolver a terra para torná-la permeável às boas influências.
Indispensável retirar pela raiz toda a erva daninha do egoísmo, pois ela não permite que outras plantas se desenvolvam em sua plenitude.
Adubar com tolerância, mas sem exagero, pois o excesso pode ser prejudicial.
Preparar os canteiros com muito capricho e semear ternura, amizade, compreensão, alegria, companheirismo e paciência. Uma bordadura de disciplina sempre fica bem, pois além de delimitar os espaços, evita a invasão de plantas como a preguiça e a desorganização. É indispensável regar sempre com bom senso e boa vontade.
E quando em algum canto do seu jardim, germinar a semente do amor, pois esta planta nasce em cada jardim em época e local diferentes, sem obedecer regras pré estabelecidas, trate-a com muito cuidado. Esta planta especial, que muitas vezes nasce só uma vez em seu jardim, precisa de atenção diária. Suas plantas companheiras são a amizade e compreensão. Não sobrevivem ao lado do egoísmo e prepotência. Necessitam de regas diárias de carinho.
Com o passar do tempo, seu jardim vai ficando cada dia mais exuberante e bonito. O mais interessante é que vai germinar espontaneamente a árvore da sabedoria. Esta árvore começa a se desenvolver a princípio um pouco tímida, mas aos poucos vai tomando porte, e em alguns anos, você terá uma grande árvore, que dominará todo o seu jardim, dando-lhe sombra e proteção, permitindo que cada vez mais e mais, se propaguem as boas plantas, e seu jardim se transforme no Jardim da Felicidade.
Autor desconhecido.

Viveiro de Mudas Nativas


Cambará Espaço Rural de Eventos, situada na Zona Rural de Porto Alegre, está implantando um viveiro de mudas nativas cujo objetivo é a recuperação da vegetação nativa da propriedade e da região.

A propriedade está inserida em uma região onde encontramos grande número de animais silvestres como bugios, graxains, capivaras, ratões do banhado, lebres, tatus e uma infinidade de aves.

O viveiro de mudas nativas irá disponibilizar mudas nativas para projetos de plantio na zona rural.

Contatos pelo telefone 9955.6065, com Ricardo.