quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma Pousada Rural Sustentável em Porto Alegre

A Pousada Haras Cambará é um empreendimento rural sustentável integrante dos Caminhos Rurais de Porto Alegre e está situada na zona rural de Porto Alegre, no bairro Lami.

Antigo haras de cavalos Puro Sangue Inglês, as instalações foram remodeladas e transformadas em uma autêntica casa de fazenda, hoje voltada ao turismo rural.

Em funcionamento desde 1995, os proprietários tiveram o cuidado em manter a arquitetura e as características originais da construção. O cuidado com a originalidade da construção inclui a aquisição de portas e janelas antigas, a utilização de materiais reciclados e provenientes de reflorestamento, e construções com materiais alternativos de baixo impacto ao meio ambiente.

O antigo prédio de mais de 800 metros quadrados, que abrigava 32 cocheiras, atualmente possui 10 quartos e 4 apartamentos aconchegantes para receber grupos nos finais de semana.

Visando a sustentabilidade, foram implantadas várias ações ecológicas, como toda a água utilização na Pousada retorna à natureza após passar por uma Estação de Tratamento de Efluentes; a água da chuva é armazenada em uma cisterna de ferrocimento e utilizada para irrigar o viveiro de mudas nativas, a horta orgânica; os sanitários utilizam águas pluviais; o conforto térmico provém de telhados vivos; os resíduos sólidos são separados e enviados para reciclagem; os resíduos orgânicos são aproveitados para compostagem e no minhocário, enfim, há uma preocupação constante e um cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade do local.