sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Estufa da Estação de Permacultura Haras Cambará

A estufa da Estação de Permacultura do Haras Cambará construída durante o Curso de Construção e Manejo de Estufas, ministrado pelo instrutor do SENAR, José Sérgio Muller, está na fase final.
Só falta a colocação da saia fixa nas laterais.
Veja algumas fotos:
...

Até o Luis Ricardo pegou no batente.

Colocando o teto.

...

...

...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Haras Cambará participa da BIONAT

O Haras Cambará estará participando da BIONAT-EXPO, evento anual, multidisciplinar, dedicado à cadeia produtiva da sustentabilidade ambiental. Reúne num mesmo local e data a Feira de Produtos Orgânicos, Fitoterápicos e Plantas Bioativas, a Mostra de Turismo Agroecológico e Rural, o Espaço Vida Sustentável e a BioNat Cultural.
O Haras Cambará estará no estande da Associação Porto Alegre Rural, com o Projeto PensoVerde. PensoVerde é um conjunto de oficinas de práticas sustentáveis à disposição de escolas, empresas e interessados em geral.
Os módulos são elaborados conforme a necessidade. São ensinadas técnicas desde artesanato com material reciclado, até construções de baixo impacto ambiental.

No estande será construído um telhado vivo. Os visitantes poderão obter informações sobre técnicas de construção de telhado vivo e outras técnicas de bioconstrução.

Visite a BIONAT EXPO.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Espaço Rural para Festas e Eventos

O Haras Cambará - Espaço Rural é um local diferenciado e ideal para a realização de festas de aniversário, formaturas, casamentos e eventos corporativos.


As instalações do tradicional Haras Cambará, onde eram criados cavalos Puro Sangue Inglês, foram remodeladas e transformadas em uma grande casa de fazenda. O antigo prédio de mais de 800 metros quadrados, que abrigava 32 cocheiras, atualmente possui 10 quartos e 4 apartamentos aconchegantes, além de salão multiuso, salão com churrasqueira, sala de estar e TV.

Localizado na Zona Rural de Porto Alegre, é uma propriedade produtiva de 40 hectares, voltada ao turismo rural, à sustentabilidade e à agricultura ecológica.
Um local sustentável

Telhados vivos são alternativas implantadas visando o conforto térmico; a água de chuva é captadae levada para uma cisterna para irrigar a horta orgânica; os efluentes gerados são direcionados para uma Estação Ecológica de Tratamento.

A decoração e o mobiliário também condizem com a responsabilidade socioambiental. A opção foi utilizar móveis antigos e artigos artesanais. A utilização da madeira como material de construção e de decoração é feita de forma sustentável utilizando madeiras de demolições e de reflorestamentos.


Desta forma, realizando a sua festa no Haras Cambará, um empreendimento ecologicamente correto, você estará proporcionando aos seus convidados uma verdadeira experiência de integração do homem com o meio ambiente.

Curso Construção e Manejo de Estufas


O Haras Cambará, em parceria com o Sindicato Rural de Porto Alegre está promovendo mais uma qualificação através do SENAR.
Nos dias 30 de setembro (sexta-feira), 01 de outubro (sábado), 07 e 08 de outubro (sexta e sábado) será realizado o curso Construção e Manejo de Estufas.

Este curso será totalmente prático e os participantes terão a oportunidade de participar da construção de uma estufa medindo 12 m de comprimento por 5 m de largura.

VAGAS LIMITADAS
Os participantes poderão se inscrever através do e-mail: ricardo@cambara.tur.br  ou pelo telefone 9955.6065.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma Pousada Rural Sustentável em Porto Alegre

A Pousada Haras Cambará é um empreendimento rural sustentável integrante dos Caminhos Rurais de Porto Alegre e está situada na zona rural de Porto Alegre, no bairro Lami.

Antigo haras de cavalos Puro Sangue Inglês, as instalações foram remodeladas e transformadas em uma autêntica casa de fazenda, hoje voltada ao turismo rural.

Em funcionamento desde 1995, os proprietários tiveram o cuidado em manter a arquitetura e as características originais da construção. O cuidado com a originalidade da construção inclui a aquisição de portas e janelas antigas, a utilização de materiais reciclados e provenientes de reflorestamento, e construções com materiais alternativos de baixo impacto ao meio ambiente.

O antigo prédio de mais de 800 metros quadrados, que abrigava 32 cocheiras, atualmente possui 10 quartos e 4 apartamentos aconchegantes para receber grupos nos finais de semana.

Visando a sustentabilidade, foram implantadas várias ações ecológicas, como toda a água utilização na Pousada retorna à natureza após passar por uma Estação de Tratamento de Efluentes; a água da chuva é armazenada em uma cisterna de ferrocimento e utilizada para irrigar o viveiro de mudas nativas, a horta orgânica; os sanitários utilizam águas pluviais; o conforto térmico provém de telhados vivos; os resíduos sólidos são separados e enviados para reciclagem; os resíduos orgânicos são aproveitados para compostagem e no minhocário, enfim, há uma preocupação constante e um cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade do local.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Arte com Lixo - Isto é Sustentabilidade

A cidade de São Paulo produz diariamente 17 mil toneladas de lixo, mas só recicla 1% de todo esse material. Uma situação que não é tolerada por Renato Becker, gestor ambiental e empresário. Motivado em sensibilizar a sociedade por um novo comportamento, lançou na capital paulista o movimento Eco Parade, uma intervenção urbana que une arte e educação ambiental.


"Lixo é uma estupidez gigante", diz Becker ao afirmar que as pessoas precisam despertar para o fato de que o ciclo de vida de um produto não termina com o simples descarte em lixeiras, e que cada um deve ser responsável pelo que consome e por aquilo que seu consumo produz.

"Os resíduos só viram 'lixo' quando são destinados no lugar errado. Portanto, se encaminharmos nossos resíduos para a reciclagem, não produziremos lixo, e sim ecossistemas sustentáveis", esclarece.

Apoiado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, o movimento irá instalar, a partir do dia 18 de junho, 30 coletores de resíduos sólidos personalizados com obras de arte em oito parques da capital paulista.

As "Eco Bases", como foram batizadas, são equipadas com dois coletores - um para vidro e outro para receber papel, plástico e metal. Como o objetivo despertar a atenção, os organizadores criaram as eco bases em formato de uma pequena casa, com reproduções de obras de 28 artistas de grafite e artistas plásticos.

O lançamento oficial da iniciativa ocorreu no dia 15 de junho e ficará exposta ao público durante 90 dias, contando a partir de sábado (18). Durante o período o serviço de coleta seletiva resgatará diariamente os resíduos das Eco Bases e os encaminhará paras as centrais de coleta especifica de cada parque.

Os cooperados farão o tratamento adequado dos materiais e toda a renda será revertida para a qualificação profissional deles. Os resíduos serão rastreados através de um serviço de auditoria ambiental que irá publicar relatórios em diversos canais de comunicação.

De acordo com Renato Becker, a criação de coletores semelhantes a "casinhas" não foi à toa. "As pessoas sentem amor inconscientemente por suas casas, então a casinha é pra que elas tenham amor pelo lixo - só é lixo quando é jogado fora", disse.

Além de sensibilizar as pessoas para essa questão e utilizar obras de arte para a construção de uma sociedade mais participativa, o projeto tem ainda como objetivos:

• Educar as pessoas de que pequenas atitudes têm grande valor;

• Intervir artisticamente no espaço urbano, democratizando a cultura;

• Ampliar a prática da reciclagem;

• Diminuir o volume de lixo e ampliar os recursos para os profissionais de reciclagem;

• Engajar marcas no compromisso socioambiental;

• Incentivar uma nova maneira de produzir e consumir.

As peças originais dos artistas serão expostas em duas galerias ao longo do projeto e, posteriormente, leiloadas tendo a renda revertida para entidades de escolha dos artistas.

Quem tiver interessado em ver as obras e contribuir com a causa pode visitar as Eco Bases que estarão espalhadas pelos parques: Aclimação, Buenos Aires, Ibirapuera, Burle Marx, Independência, Jardim da Luz, Povo e Trianon. A estimativa é de que sejam coletadas 500 toneladas de reciclável ao longo dos três meses de projeto.

Fonte: http://www.diariodoturismo.com.br/ (18062011)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Curso Telhado Vivo - URI

Foi realizado nos dias 28 e 29 de maio de 2011 o Curso Telhado Vivo do projeto PensoVerde, na Pousada Haras Cambará.
A turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, liderada pela professora Márcia Braga, vieram de Santo Ângelo para uma visita a Porto Alegre e participaram do Curso Telhado Vivo, Módulo I, do Projeto Penso Verde, na Pousada Rural Sustentável do Haras Cambará, no Lami.
Foram 36 alunos que no sábado assistiram a uma palestra sobre Arquitetura Sustentável ministrada pelo Arquiteto Cabral e participaram da parte teórica do Curso Telhado Vivo, ministrado pelo bioconstrutor Ricardo Carneiro da Fontoura.
No domingo foi realizada a parte prática do Curso, quando os alunos colocaram a mão na massa, como pode ser visto nas fotos a seguir.

Os alunos saíram muito motivados com a questão da construção sustentável e com certeza esta será uma semente que vai germinar pela região das Missões.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

16 dias de obra

Já estamos no 16º dia de obra e já estamos com 2 banheiros com o piso colocado.
Amanhã, terça-feira, (12 de abril) vou buscar a geomembrana e o geotextil para cobrir o madeirame do telhado vivo.

Domingo trabalhando

O domingo (10 de abril) foi de trabalho. Eu e o Augusto terminamos o madeirame do telhado dos apartamentos. O total são 95 metros quadrados, todo de eucalipto de reflorestamento.
Também demos uma mão de cal nos 2 primeiros apartamentos. Está ficando bom.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

O tempo estava ajudando...

Obra que depende do tempo é sempre imprevisível.
Desde o início da obra o tempo tem ajudado. Os dias em que choveu o trabalho era todo interno. Porém... desde terça-feira, dia 5, até hoje, sexta-feira, dia 8, tiramos as telhas calhetão e iniciamos a colocação dos caibros e tábuas, (tudo eucalipto de reflorestamento).
.
Até o meio da tarde desta sexta-feira a previsão do tempo era sem chuva. Porém, no fim da tarde começou a pingar. Já estávamos com 3 apartamenos e 3 banheiros com o madeirame pronto. Tive que correr até a madeireira para comprar 20 metros de lona preta para proteger da chuva.
.
Felizmente já estava coberto quando uma chuvarada mais forte começou.
A obra continua mesmo no sábado, quando iremos terminar o madeirame do telhado e o reboco interno dos banheiros e acabamento dos quartos.
.
Na segunda chega a geomembrana e o geotextil para o telhado vivo. Serão mais 100 metros de telhado vivo, perfazendo um total de 140 metros quadrados nesta primeira fase, estando previsto chegar até o final de 2011 com mais de 300 metros quadrados de telhado vivo.
.
Desta forma estamos tentando contribuir para que o fim do Planeta seja adiado por mais alguns dias....
Acesse o site: http://www.cambara.tur.br/

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pousada Haras Cambará - Construção Sustentável

A Pousada Haras Cambará está em ampliação para melhor atender seus hóspedes.
Estão sendo construídos mais 8 apartamentos todos dentro do conceito da sustentabilidade.
Os hóspedes irão desfrutar de apartamentos com climatização natural através de um telhado vivo todo construído com madeira de reflorestamento certificada e ventilação cruzada, os sanitários utilizam água da chuva e há uma estação de tratamento ecológico de efluentes.
.
Na construção estão sendo utilizados materiais reciclados e ecológicos.
.
Os cavalos tiveram que ser desalojados para dar lugar aos novos apartamentos.






Cada três cocheiras foram transformadas em 2 apartamentos com banheiros privativos.




A fachada continuará a mesma, com as portas originais das cocheiras.

Esta é a vista que os novos apartamentos terão.



Olhando de cima.


Esta é a parede sul. Depois de ajardinado vai fica um luxo...



O forro dos quartos será de madeira aparente. O sistema de ventilação abaixo do forro vai deixar os quartos sempre arejados e sem necessidade de ar condicionado.

Para iluminação dos banheiros foram colocadas garrafas na parede.