sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cabos ecológicos protegem fauna da Reserva do Lami

Porto Alegre - Estão em fase final as obras de instalação de cabos ecológicos nas vias do entorno da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. Trata-se de um revestimento especial na rede de energia elétrica, utilizado onde a arborização entra em conflito com a fiação elétrica, evitando as podas nas árvores. O objetivo é proteger a fauna silvestre.
Segundo a administradora da Reserva, Patrícia Witt, os trabalhos, a cargo da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), atendem à solicitação encaminhada pela administração da área, após levantamento realizado desde 2005 para proteger a fauna local, especialmente os bugios ruivos (Allouata guariba clamitans), espécie de primata vulnerável por causa da fragmentação dos ambientes naturais, e algumas espécies de aves silvestres. Freqüentemente, esses animais são encontrados mutilados ou mortos por choques, devido a conflito com a fiação de energia elétrica (veja vídeo).
Seleção das áreas - As indicações das áreas principais para a obra foram realizadas a partir de vistoria de campo pela gerência da Unidade e pela CEEE, considerando locais já inventariados em 2003 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), porém, priorizando locais onde há ocorrência de mata nativa, em detrimento de outros indicados anteriormente, onde não havia presença de vegetação. “Assim, tivemos possibilidade de incluir mais áreas de relevância à preservação da fauna silvestre, como o Morro São Pedro, corredor de biodiversidade da Reserva, e outros logradouros onde se constatou trânsito de animais silvestres de grande importância, como a fiação de alta tensão da ponte do Varejão, na Avenida Edgar Pires de Castro”, afirmou a administradora.
Informações: Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário: