quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fogaça reafirma compromisso com o incentivo ao setor rural

Empreendedores da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre reuniram-se hoje, 13, com o prefeito José Fogaça, para agradecer ao apoio da prefeitura ao projeto e às ações de fomento rural junto a produtores da Zona Sul.
Realizado no Haras Cambará, uma das propriedades do roteiro, no Lami, o encontro contou com a participação dos secretários municipais do Turismo, Luiz Fernando Moraes, e da Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchim.
Lançado em 2005, o Caminhos Rurais de Porto Alegre conta com 41 atrativos em 11 bairros da Zona Sul, oferecendo opções de lazer, gastronomia e hospedagem. Ao todo, 23 proprietários rurais integram o projeto. “Foi um incentivo ao turismo rural em Porto Alegre. A prefeitura deu todo apoio para a qualificação dos empreendedores e diversificação da renda dos produtores com o turismo, além dos projetos de piscicultura e fruticultura desenvolvidos pela Smic" avaliou o presidente da Associação Porto Alegre Rural, Ricardo Carneiro da Fontoura. Acrescentou que o principal benefício é a fixação das famílias nas propriedades com a geração de emprego e renda.
Fogaça reafirmou o compromisso da prefeitura em investir na valorização do turismo rural e em ações de fomento ao setor agrícola, fortalecendo a preservação das propriedades e da tradição rural na cidade. “É uma cultura que não pode morrer e o turismo é uma forma de preservação dessas áreas. O programa é uma grande inovação e significa a abertura na cidade em termos de turismo. É um dos orgulhos da prefeitura a cidade ter conquistado essa alternativa, esse modelo inovador de turismo”, destacou o prefeito.
Desde 2006, a rota é comercializada por agências de turismo receptivo locais que organizam passeios por atrativos diferenciados aos finais de semana.
O roteiro conta com 61 placas e painéis indicativos para orientar visitantes sobre os principais acessos e atrativos do turismo rural.

Nenhum comentário: